Sat. Dec 21st, 2024

Cientista de Dados ou Analista de Dados: Entenda as Diferenças e como Escolher a Carreira Certa no Mundo Tech

By May 18, 2020

Dessa forma, você pode buscar oportunidades de desenvolvimento, observar os tipos de vagas existentes e entender qual caminho faz mais sentido para você. Alguns analistas de dados optam por especializar suas habilidades e progredir em setores com maior potencial de ganhos. Eles podem se tornar analistas de saúde, analistas financeiros ou analistas de sistemas. A partir daí, os cientistas de dados podem progredir de impactar projetos específicos para trabalhar em domínios inteiros para uma empresa.

  • Eles projetam, constroem e mantêm os sistemas de armazenamento de dados, processam grandes volumes de dados e garantem a integração e a eficácia dos sistemas de dados.
  • A partir disso, ele pode indicar os principais problemas que os consumidores enfrentam com determinado alimento ou padrões de consumo ainda não percebidos pela empresa porque os dados eram confusos.
  • Resumindo, um analista de dados não precisa ter o conhecimento de alto nível de interpretação de dados de um cientista ou as habilidades de um engenheiro de software.
  • Portanto, invista em sua formação, esteja sempre atualizado com as tendências e tecnologias, e esteja preparado para enfrentar desafios e oportunidades que surgirem ao longo da carreira.

Como escolher a melhor carreira em tecnologia entre cientista de dados e analista de dados?

Essa “entrega” pode se dar por meio de repositórios de dados como Data Warehouses e Data Lakes, por meio de APIs de acesso, por meio de containers, por meio de pipelines ou outras opções. Os Cientistas de Dados geralmente estão acostumados a trabalhar com todos os tipos de dados e podem usar os mesmos Data Lakes e várias ferramentas de preparação de dados que os Engenheiros de Dados usam. Em comparação, os Engenheiros de Dados tendem a trabalhar em projetos ligados à infraestrutura de dados. Embora Engenheiros de Dados, Cientistas de Dados e Analistas de Dados possam ter tarefas sobrepostas e às vezes usarem as mesmas ferramentas, as três funções têm diferenças significativas, as quais explicaremos agora para você.

  • Com o aumento constante da quantidade de dados disponíveis, o papel desses profissionais será cada vez mais relevante no mundo tech.
  • A formação da Univesp é, sem dúvidas, uma das melhores opções para quem procura um curso de cientista de dados gratuito.
  • Seja como analista de dados ou cientista de dados, essas profissões estão em alta demanda, e continuarão nos próximos anos.
  • Essa diferença se deve à base de conhecimento e à experiência exigidos por ambas as profissões.

Mapear as fontes de dados (como sistemas de CRM, ERP, bancos de dados, etc), coletá-los e tratá-los;

Com um processo de Business Intelligence (BI), traduzido em português como inteligência de negócios, ele agregará valor aos dados. Dessa forma, pessoas com poder de decisão na empresa poderão executar soluções assertivas através dos relatórios apresentados pelo cientistas de dados. O mercado de trabalho para o cientista https://misturebas.com.br/2024/04/29/conheca-poder-inteligencia-artificial/ de dados, mesmo em início decarreira, é considerado promissor. As empresas chegam a fazer parceria comuniversidades para recrutar mão de obra qualificada até mesmo antes dosestudantes se formarem. Depois, esses profissionais iniciantes passam portreinamento interno e adquirem conhecimentos colocando a “mão na massa”.

Aprimoramento de Habilidades Técnicas:

analista de dados ou cientista de dados

Por outro lado, um Cientista de Dados lida com estruturas de dados e visa automatizar tarefas para resolver problemas complexos. O Cientista de Dados explora e examina os dados de várias fontes, enquanto um Analista de Dados geralmente analisa os dados de uma única fonte por vez, como um sistema curso de cientista de dados CRM, banco de dados relacional, Data Warehouse ou Data Lake. Os especialistas adicionam estatísticas diretamente em cada artigo iniciado com a ajuda da IA. Com estas estratégias, você estará pronto para maximizar seus ganhos como analista de dados e conquistar sucesso na indústria de tecnologia.

analista de dados ou cientista de dados

Licenciatura em matemática: tudo sobre essa graduação!

Cada carreira tem suas próprias nuances e requisitos, por isso o primeiro passo é decidir o que você deseja fazer no seu dia a dia dentro de uma empresa. Você gosta de trabalhar com a estrutura e administração de bancos de dados e se preocupa com questões como segurança e integridade dos dados? O futuro das carreiras de Cientista de Dados e Analista de Dados no mundo tecnológico. Aqui na DSA compreendemos bem as diferenças entre as duas funções e por isso desenvolvemos duas Formações completas, com material prático, orientado a projetos e às necessidades do mercado. Os treinamentos são 100% e 100% em português e você pode começar agora mesmo acessando os alunos abaixo.

Saber variadas linguagens de programação

Os analistas comparam dados estatísticos para identificar tendências e padrões, enquanto os cientistas de dados criam estruturas e modelagem de dados para capturar dados. O cientista de dados resolve problemas, ajuda a tomada de decisão a partir de dados brutos que nem sempre são úteis e que muitas vezes são muito volumosos e complexos. Portanto, o principal trabalho desse profissional é organizar e analisar essas informações de uma forma que as torne aproveitáveis para uma finalidade. Dentre os soft skills estão a proatividade, a diligência e o pensamento analítico, orientação aos detalhes e a tomada de decisões. Resumindo, um analista de dados não precisa ter o conhecimento de alto nível de interpretação de dados de um cientista ou as habilidades de um engenheiro de software. Sendo assim, um analista competente é responsável por extrair significados e estruturar os dados para encontrar padrões e obter insights inteligentes.

Quais Habilidades São Necessárias?

By

Related Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *